segunda-feira, março 31, 2008

O Regresso

Duas semanas depois, voltei.

Agora já na hora de Verão (a que mais gosto) e depois de duas semanas com a familia por estas terras da Catalunya, cá estou outra vez entregue ao trabalho, ao meu blog e à minha enorme saudade dos meus filhos e da minha mulher.
Foram uma espécie de férias muito boas na companhia deles. De manhã trabalhava e à tarde íamos passear.

Sabem, sempre fui um pouco defensor que em Portugal se deve falar em português. Inclusivé os estrangeiros.

Sim, sei que não é possivel tal acontecer, apesar de recolhecer o esforço que muitos fazem para o tentar.

Assim e porque estou em Espanha, tenho que falar o Castelhano. No entanto, e porque estou na Catalunya, resolvi que vou aprender a falar Catalão. "Ara no parlo rès", mas vou aprender.
Na verdade já compreendo algumas coisas quando os oiço a falar, mas isso não se pode dizer, pois eles vão falando a pensar que este estrangeiro não percebe nada.

Para implicar comigo, o meu sogro chama-me "emigrante" Não o sou, agora sou comunitário. Mais, o meu bísavô materno era espanhol. Andaluz. Mas não digam nada, pois os catalães não podem com os andaluzes.

Por hoje é tudo. Adéu, fins a demá.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Jorge

Que bons dias foram esses, pena é terem terminado...
Emntão tens sangue espanhol nas veias.
Acho excelente que aprendas a língua :)
Um beijinho
Cris