domingo, novembro 05, 2006

Com sucesso...



... penso eu, terminou a acção de formação de Condução Defensiva promovida pela ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e ministrada por mim.

Ontem realizamos a expressão prática. Foi um sábado bastante cansativo. Mas valeu a pena.

Realizamos quatro testes, afim de apresentar em prática parte da matéria que tinhamos desenvolvido ao longo de 24 horas teóricas.

No Teste dos Pinos, verificamos que uma técnica de dominio do volante pode fazer a diferença entre controlar o veículo e não controlar, numa série de desvios de obstáculos em cadeia.

No Teste do Alce, constactámos que uma manobra de evasão requer mais do que rapidez de acção e vontade de fugir de um súbito obstáculo. Foi notório entre os participantes a surpresa demonstrada com o funcionamento do Sistema ESP.

No Teste da Travagem com ABS, os formandos mostraram-se bastante surpresos com a capacidade do sistema nos permitir desviar de um obstáculo em plena travagem de emergência e a uma distância de cerca 3 metros a uma velocidade de 70 Km/ h.

No Teste de velocidade verificamos, principalmente os mais renitentes, que existe uma grande diferença entre circular a 50 Km/h e 70 Kn/h, quando necessitamos de parar . As diferenças variaram entre os 12,5 metros (50 Km/h) e os 20 metros (70 Km/h).

Foi fantástico todo o tempo de formação, uma vez que os formandos não deram o seu tempo como perdido.

Pudemos mais uma vez contar com a colaboração da Auto-Industrial da Figueira da Foz pela pessoa do seu gerênte Sr. Henrique Costa a quem, em nome de todo grupo agradeço.

A meio dos exercícios os formandos mandaram-se parar e para minha surpresa ofereceram-me uma lembrança... uma esferográfica Waldmann personalizada com o meu nome gravado. Fiquei sem palavras mas muito agradecido pelo gesto de carinho.

A todos quantos acreditaram neste meu projecto que já seguia à uns três anos, ACIFF por o propôr para formação, aos formandos por se terem inscrito a participar e à Auto-Industrial por ter cedido a viatura... muito obrigado.

Para terminar este Post, gostava que não deixassem caír o tema, pois da minha parte vou trabalhar para o manter na riba.

Fotos

Boa Tarde

3 comentários:

Miguel disse...

Jorge,

Obrigado pela visita e comentário n´A Minha Matilde!

Os meus parabéns pelo teu blog!
Vou passar por cá mais vezes!

Bjks da Matilde

Visita-me em:
http://umsonhochamadomatilde.blogspot.com
http://aminhatshirt.blogspot.com
http://asreceitasdaligia.blogspot.com

Belinha Fernandes disse...

Olá Jorge!Excelente que tudo tenha corrido bem!Ontem estive a criar um blog para escrever e desopilar pois de vez em quando apetece-me e os meus só são para desenhos. E então é que vi o sistema Beta por inteiro.É muito prático mas o template tem linguagem CSS(acho eu!!) e eu não percebo puto.Ou seja, se actualizar os que tenho aquilo vai desformatar e já não consigo que fique igual.É que eu fiz a migração ma snão actualizei esses templates!Agora nem sei se quero!!O que quero mesmo aprender a usar o Forntpage pois fazer as páginas acaba logo com estas tretas mas continuo sem tempo. E ainda por cima hoje acordei com gripe...

Cristina disse...

Jorge,
Parabéns pelo belo trabalho
:)
beijinhu e um bom domingo
:)