sexta-feira, maio 02, 2008

Sinistralidade e Impunidade


Afinal o País das maravilhas também tem os seus "podres".

Espanha está, ao nível rodoviário, com dois grandes problemas que tenta, este ano, resolver com medidas legais.

Sem que seja visto neste post como ordem de prioridade, o 1º problema prende-se com as mais de 5 000 000 de motos que circulam pelas estradas espanholas, sendo que mais de 60% são ciclomotores (49 cc) e quadriciclos que não necessitam de carta de condução.

Pergunta-se, como é isto possivel ?!

A resposta é simples; Os míudos com 16 anos de idade, basta terem um atestado médico onde conste que têm capacidade fisica e motora para a condução do dito veículo, € 150 e duas fotografias. deslocam-se a uma Escola de Condução e podem "comprar" a sua licença de condução.

Código da Estrada não o sabem, respeito rodoviário não o têm e condução desordenada é uma permanente realidade.

Depois de se ter permitido este erro durante vários anos, o actual Governo Espanhol resolveu tomar uma medida; Com início em Setembro, passam a ter que frequêntar Escolas de Condução todos os individuos que queiram ter a sua licença de condução para os veículos atrás referidos.

Pode dizer-se que parte do problema está resolvido. No entanto, todos os que até Setembro adquirirem o seu permisso e todos aqueles que o já têm, irão continuar a circular e a asneirar.

O 2º problema prende-se com o facto de milhares de condutores não encartados circulam entre os demais. A impunidade era total. Uma pequena multa e siga até à próxima.

Se repararem bem apliquei o tempo verbal passado (era), pois com inicio no dia de ontem (1 de Maio 2008), todos os que sejam apanhados a conduzir sem carta de condução, serão presentes a tribunal e ser-lhes-á aplicada uma pena de prisão de 6 meses a 1 ano.

Esta pena de prisão inicialmente pode ser substituída por pena de multa e horas de trabalho comunitário., no entanto na reincidência leva a prisão efectiva.

Pretende-se assim que os infractores recorram a escolas de condução para obter o seu título de condução, aqui sim, com frequência de aulas teóricas e práticas.

A primeira ´"vítima" desta nova Lei foi um rapaz de 24 anos que, para além de não ter carta de condução, ainda apresentava um nível de alcoolémia bastante elevado.

Para que sirva de exemplo, a sentença foi acompanhada por vários meios de comunicação social e passada nos noticiários espanhois, com amostragem do individuo em questão.

Sem comentários: